terça-feira, 30 de junho de 2009

Outsourcing - Conceitos (Parte 2)

Para complementar a idéia sobre o conceito de terceirização postada ontem, hoje irei relatar um pouco mais das definições encontradas na internet por meio de sites e blogs.

Outsourcing como já foi abordado é a terceirização de mão-de-obra especializada para atender um seguimento em uma empresa. A área de TI utiliza essa prática por ser considerada como uma área de apoio aos negócios onde seu objetivo é fornecer meios para as empresas alcançarem seus objetivos.

O outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresas que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo. O modelo de negócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades, foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo X benefício passou a estar presente. Em determinadas situações, a colaboração tem conduzido mesmo a novos projetos conjuntos.

Alguns autores citam que a Terceirização é um pouco diferente que Outsourcing, mas buscam atingir o mesmo objetivo. Terceirização seria algo dentro de uma área delimitada como parceiros da mesma cidade, do mesmo ramo de atividade, da mesma organização. Enquanto que outsourcing seria tudo que estivesse fora da empresa e até mesmo fora do país. Então para se ter um outsourcing de TI é necessário manter contratos bem definidos em parceiros fora da empresa.

Essa prática pode ser positiva para as empresas, devido não haver maiores preocupações no suporte a operações cotidianas. Assim há um gasto mensal fixo em TI, levando em consideração uma empresa que possui uma TI consolidada com poucas variações em seu ambiente, tendo uma gestão orçamentária controlada e dedicando seus profissionais ao foco do negócio.

A despreocupação da área de TI pode gerar também um risco. Esse risco está relacionado a dependência do negócio pela TI. Entregar o ambiente que suporta os negócios para pessoas que “não vestem a camisa” ou que não possuem um modo de gestão pode prejudicar e ter um alto impacto em caso de ocorrer algum incidente.

Os benefícios e malefícios de se terceirizar a TI serão abordados mais profundamente em posts futuros. Além disso, cada caso é um caso, e a aplicação de um outsourcing deve estudada para que o barato não custe caro posteriormente.


-------------------
Colaboração: Gustavo Oliveira
Fonte: Wikipédia, Gerenciamento de Serviços de TI na Prática, profissionaisti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário