quinta-feira, 2 de julho de 2009

Offshore Outsourcing

O Outsourcing já teve seu conceito e alguns benefícios divulgados nos posts anteriores. Encontrei esse artigo bastante interessante que traz um termo agregado pelos americanos à terceirização. Trata-se do Offshore Outsourcing, que o autor trata como um termo utilizado nos Estados Unidos para especificar o serviço de terceirização quando fornecido por outros países como Brasil, Canadá, China, Índia, entre outros.

Essa opção está sendo tratada como “estratégica” por muitas organizações a fim de reduzir custos com o mesmo nível de qualidade. Essas são as palavras do autor, mas...

A minha pergunta é: Se o Offshore outsourcing deve ter o mesmo nível de qualidade, por que ele é nomeado de forma diferente? Porque os americanos não encaram esse tipo de atividade apenas como um Outsourcing com um fornecedor estrangeiro?

As empresas Brasileiras terceirizam serviços com diversos países e nem por isso criam rótulos para diferenciar serviços prestados por um ou outro país. O artigo apresenta a Índia como líder deste offshore pelas suas ações de “política global”, incentivos fiscais e importação livre de computadores e softwares, entre outros e apresenta Brasil como entrante. Na comparação é ressaltado que o líder exporta US$10 bilhões anuais em serviços de TI, contrapondo modestos 200 milhões do Brasil.

Acredito que a prestação deste serviço é importante e pode trazer volume de desenvolvimento financeiro para um país. O autor mesmo ressalta que é uma grande oportunidade para o mercado de TI nacional alcançar resultados positivos para as empresas, governo e sociedade.Porém não vejo a necessidade de criar nomenclaturas para distinguir um serviço prestado por americanos X outros países, visto que em experiências no Brasil, tenho notado nossos fornecedores de Outsourcing muitas vezes mais comprometidos e estruturados do que os fornecedores dos EUA.


-------------------
Colaboração: Ellen Prochnow
Fonte: BRUM, Paulo Roberto da Silva. Offshore Outsourcing em Tecnologia da Informação: A Inserção do Brasil no Cenário Mundial. Florianópolis: 1º Encontro de Administração da Informação, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário