segunda-feira, 6 de julho de 2009

Outsourcing X Outtasking

Você sabe a diferença destes dois conceitos?


Muitos utilizam o termo Outsourcing como termo geral para questões de terceirização. Porém há uma diferenciação fundamental destes dois termos.


Como abordado anteriormente, tudo que envolva uma atividade de TI de uma empresa e que a execução da mesma seja efetuada fora do local da organização é considerado outsourcing. Essa prática é comum para impressoras, infraestrutura de hardware, segurança da informação e outros...


Já o Outtasking é a prática de terceirização de tarefas dentro da organização. Essas tarefas podem ou não estar ligadas a um produto espécifico que necessite de suporte especializado, vai da análise da importância do produto para a empresa.


Juntando o A + B a figura abaixo representa um exemplo da diferença dos termos:





Afim de melhor adaptar essas duas práticas, pode haver uma mescla das duas para potencializar o nível de suporte e entrega de serviço, ou seja, pode haver um técnico terceiro na organização que suporte máquinas externas sendo um atalho das necessidades que surgem nos clientes para a adaptar a estrutura ou gerência de contratos do fornecedor.



------------------
Colaboração: Gustavo Oliveira
Fonte: MAGALHÃES, Ivan Luizio; PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de Serviços de TI na Prática: Uma abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec, 2007. 667p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário